Jornada Latino-Americana de Integração dos Povos contou com a Fenajud

Sem título 49

A Jornada Latino-americana e Caribenha de Integração dos Povos, que foi realizada de 22 a 24 de fevereiro de 2024, em Foz do Iguaçu (PR), contou, pela primeira vez, com a participação de coordenadores da Fenajud – Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados. Pela entidade estiveram presentes a coordenadora-geral Arlete Rogoginski e o coordenador de Finanças, Roberto Eudes.

A atividade foi um encontro de movimentos sociais populares, lideranças políticas, acadêmicas e intelectuais, parlamentares e representantes governamentais para continuar no caminho da construção da integração e da soberania dos povos da América Latina e do Caribe. Foram esperadas personalidades de mais de 15 países. Mais de 2 mil pessoas já estavam inscritas até a quinta-feira, 15 de fevereiro.

O intuito era debater a defesa da democracia, da soberania, dos direitos dos povos, do anti-imperialismo, do anticolonialismo, do respeito à diversidade, do antirracismo, do feminismo popular e da luta pela paz, além de construir e compartilhar a visão sobre o presente e o futuro da integração e da soberania do continente e celebrar a solidariedade com os povos que vivem a ameaça imperialista, como Cuba, Venezuela e Palestina.

CONSTRUÇÃO

A jornada foi resultado da ação coordenada de diferentes espaços de articulação que a Marcha Mundial das Mulheres construiu, como a Alba Movimentos, a Assembleia Internacional dos Povos (AIP), a Jornada Continental pela Democracia e Contra o Neoliberalismo, em parceria com a Confederação Sindical de Trabalhadores/as das Américas (CSA) e a Organização Continental Latino-americana e Caribenha de Estudantes (Oclae), entre outros,