Reajuste de 34% é proposta do Dieese para recompor salários dos servidores federais

Estudo técnico realizado pelo DIEESE, encomendado pelo Fonasefe, aponta que o reajuste dos servidores públicos federais, apenas para repor a inflação até dezembro de 2023, deveria ser em uma parcela única de 24%

dieese 290124

Caso a proposta fosse um reajuste parcelado até 2026, o estudo afirma que devem ser acrescidas no cálculo a expectativa de inflação dos próximos anos, conforme estimativas do Boletim Focus do Banco Central. Em uma simulação de reajuste em 3 parcelas iguais, nos anos de 2024, 2025 e 2026, o reajuste apenas para reposição da inflação deveria ser de 34%. Os cálculos levam em consideração os últimos reajustes: 5% em 2017 e 9% em 2023.

Diante dessas informações, levando em consideração que o governo Lula tem falado sobre a importância da valorização real dos serviços públicos, fica evidente que a proposta da campanha salarial 2024 defendida pela Fasubra sindical e demais entidades do funcionalismo público está acertada. Ainda em julho de 2023, apresentamos na Mesa Nacional de Negociação Permanente, junto ao Ministério da Gestão, uma proposta de reajuste em 2024 de 15,24%, além de duas parcelas de 19,85%, uma em 2025 e outra em 2026. Essa proposta permitira uma reposição total da inflação do período (34% conforme dieese), além de uma valorização real de 19% em três anos.

Confira no documento abaixo os detalhes do estudo técnico do DIEESE:

Fonte: Assufrgs