STF mantém exigência de ensino superior para técnico judiciário

STF julgou a ADI 7338, que pedia a suspensão da lei federal 14.456/2022, que previa a alteração do critério de escolaridade do cargo de técnico judiciário

STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por unanimidade, manter a exigência de ensino superior para a carreira de técnico judiciário do Poder Judiciário da União. A decisão foi tomada em 1º de março, durante um julgamento virtual.

Na ocasião, o STF julgou a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7338, que pedia a suspensão da lei federal 14.456/2022, que previa a alteração do critério de escolaridade do cargo de técnico judiciário.

Na ADI, a Associação Nacional dos Analistas Judiciários da União (Anajus) questionava a exigência. No entanto, o STF considerou que a entidade representa apenas uma parcela da categoria e não detém legitimidade para questionar a constitucionalidade de alterações nas carreiras.

A medida impacta o concurso do TSE Unificado, previsto para este ano. Ainda não foi divulgada a data do lançamento do edital, no entanto, o momento pode estar próximo.

Na última semana, os sites dos TREs de Sergipe e de Pernambuco criaram as páginas do concurso unificado.

O futuro concurso ofertará vagas para as carreiras de técnico e analista judiciário, ambas de nível superior. Os salários iniciais serão de até R$ 13 mil mais benefícios.

Fonte: Correio Braziliense