Mulheres de Sergipe se unem em caminhada de luta contra violências e fascismo

systemuploadsnewsf6750bebbd2d62304ce-700x460xfit-aa020‘Pela vida de todas as mulheres, pelo fim da violência e contra o Fascismo’, a caminhada de luta feminista ocupou as ruas da cidade de Aracaju na manhã da última sexta-feira, dia 8 de março, levando uma mensagem de esperança para muitas mulheres que sofrem silenciosamente e diariamente com a opressão das violências machistas. Servidoras do Tribunal de Justiça que comandam o Sindijus também reforçaram as fileiras das mulheres de luta sergipanas.

As mulheres de Sergipe da cidade, do campo, das águas e da floresta caminharam até o Museu Palácio Olímpio Campos, no Centro de Aracaju e entregaram ao representante do Governo de Sergipe a pauta de reivindicações da luta unificada feminista com as reivindicações mais urgentes que precisam ser resolvidas de imediato.

Os representantes do Governo de Sergipe não queriam receber a pauta de reivindicação das mulheres. Inclusive, sequer a secretária da Mulher do Governo de Sergipe recebeu a pauta das mulheres de Sergipe. O movimento feminista ameaçou ocupar o Palácio Museu Olímpio Campos e não saiu da porta até que uma comitiva foi recebida.

Foram entregues ao representante do Governo o Manifesto 8M/2024 ‘Pela vida de todas as mulheres: pelo fim da violência e contra o fascismo’ assim como o Plano Estadual da Agricultura Familiar Camponesa do Campo pelo Campo.

O Superintendente Especial de Articulação Política e Relações Institucionais do Governo de Sergipe, Venâncio Fonseca, afirmou que irá marcar uma audiência com o governador Fábio Mitidieri e a comissão de feministas que entregou os documentos de reivindicação. O objetivo da audiência é dar encaminhamento às pautas de luta entregues pelas mulheres de Sergipe.

WhatsApp Image 2024-03-08 at 14.10.16O ato do Dia Internacional da Mulher foi construído pela Secretaria da Mulher Trabalhadora da CUT Sergipe, CTB, PT, PSOL, Marcha Mundial de Mulheres, UBM, CONSULTA POPULAR, UP, MST, MOTU, MTST, COLETIVO DE MULHERES DO SINTESE, JPT, RESISTÊNCIA FEMINISTA, JUS FEMINISTA, SINTRASE, MOVIMENTO OLGA BENÁRIO, QUILOMBO, DCE-UFS, SINDIFISCO, SINTUFS, FETASE, SINDIJUS, Mandata da Vereadora Sônia Meire, Mandata da Deputada Estadual Linda Brasil, SEEB, SINDIPEMA, BAQUE MULHER, BICICLETADA, FRENTE ESTADUAL PELA DEMOCRACIA, MOVIMENTO CAMPONES POPULAR, CONSULTA POPULAR, SINDOMÉSTICO, MCP, MFSAA, CECH-UFS, MOPS, MPA, SINASEFE, SINTS/SE, MNU e SINDSEMP.

Ao longo do percurso, a marcha feminista distribuiu panfletos informando à população sobre as pautas de luta:

• Nenhuma a menos, basta de feminicídio! Nenhum direito a menos!
  • Pelo Plano Estadual da Agricultura Familiar e Camponesa do campo pelo campo
  • Defesa e ampliação da oferta da água para assentamentos e populações rurais
  • Fim da Violência Doméstica! Mais orçamento público para mulheres
  • Políticas de Geração de Emprego e Renda